Mídia kit- o que é? pra que serve? como fazer?

27 de junho de 2016

Oi oi oi povooooo desse mundãaao,
hoje o papo é com você blogueira, blogueiro, digital influencer, aspirante de blogger, youtuber, criador de conteúdos para a internet! hahaha Hoje o papo é com você, concorrente! hahahaha
Já fiz um blog planner para vocês baixarem 0800  aqui no blog  (se você não viu, clica aqui)
e como teve muuuuitas visualizações, e muitos elogios, hoje inauguramos a categoria “de blogueira para blogueira“. Aos pouquinhos vou trazendo dicas, inspirações e reclamações sobre essa blogosfera!
A convivência entre blogueiras é perfeita? Não! Tem muitas por aí dando facada pelas costas!
Massss, é aquele ditado né: “vamo fazê o quê?!” hahaha Eu te digo o que vamos fazer: vamos fazer a nossa parte!
Se tem blogueira sem saber o que fazer pra crescer,  a gente dá um empurrãozinho… sabe por que? Porque se ela crescer, quer dizer que eu vou ter que dar um jeito de inovar e crescer também para concorrer com ela.
Então cresçam, pra eu não me cansar de procurar maneiras para crescer também! Como eu vou concorrer com uma Taciele Alcolea da vida? Com Evelyn Regly? Bianca Andrade, Nah Cardoso? Kéfera? Nãaao dá né! Quem sou eu na fila do pão! hahahahah
E não me venham com “tem espaço pra todo mundo, não existe concorrência”. Tem espaço? Siiiiiiiim, tem muito espaço! Mas existe concorrência SIM! Concorrência para ter mais parcerias, concorrência para mais leitores, concorrência existe em todo canto! Vence quem se destaca, vence quem tem diferencial!
A internet tá lotada de blogueiras fazendo a mesma coisa, o que você faz de diferente?
Para concorrer com os milhares de blogueiros que surgem a cada minuto, é preciso estudo e dedicação.
Estudo? Sim! Procurar saber o máximo possível sobre conteúdo, plataformas, hospedagens, SEO, Analytics,  Adsense, mailing, e mais uma porção de coisas que estão envolvidas nesse status de “ser blogueira”.
Tá pensando que é brincadeira migs? Anota isso aí: enquanto você brinca, a Kéfera ganha de 6 a 98 mil dólares por mês (segundo esse site aqui)  #chocada

E a dica de hoje é: mídia kit.
Um dia desses eu conheci uma blogueira e na conversa saiu algo sobre mídia kit e ela me perguntou: o que é isso?!
Epaaa epaaa epaaaa, como assim uma blogueira não sabe o que é mídia kit? Como ela faz parcerias?
Fuça daqui fuça de lá, vi uns comentários dela em marcas no instagram dizendo “oi, faz parceria” “oi, me manda presskit que eu divulgo”. Miga, assim não dá pra te defender! Para que tá feio!
Então vem aqui pro aulão da tia Carol que vou te explicar o que é esse tal de mídia kit e porque diabos você precisa tanto disso.
midia kit blogueira iniciante

Primeira coisa: coloca na sua cabeça que comentar em redes sociais pedindo presskit é rídiculo.
Depois disso, vamos seguindo aqui.
O que é mídia kit?
Mídia kit é uma apresentação específica focada em você e no seu mundo na internet.
É um documento, e um documento sério! É no mídia kit que você vai demonstrar o seu potencial, expor os seus números, e convencer uma marca das suas qualidades.
Mídia kit é o currículo do blog, entende?
Eu separo o mídia kit em 2 fases, o que pra mim, blogueira iniciante, é essencial.

mídia kit
Primeira etapa: Mídia kit apresentação.
Eu não sou nenhuma blogueira famosa, e isso quer dizer que não chove emails de empresas me procurando para parcerias. Então, quando eu me interesso por alguma marca, acho que faz o perfil dos meus leitores, o que eu faço? Envio uma apresentação!
O que contém nesse documento de mídia kit para apresentação?
– breve descrição sobre o blog
– breve descrição sobre a blogueira (com foto)
– estatísticas (de visualizações mensais, quantos posts por mês, números de seguidores em redes sociais, etc)
– perfil dos leitores (de onde são, idade, sexo, etc)
– dados para contatos
– uma frase que cause impacto e atraia a marca. No meu caso, uso a frase: “Faça alguma coisa nova para anunciar a sua marca”. Que é uma forma de juntar o nome do blog e deixar claro que estou aberta a parcerias.
A minha apresentação é em imagem, e contém elementos de layout aqui do blog para ficar bem padrão e ter uma identificação.
Essa é uma forma de dizer a empresa “essa sou eu, o que você acha?”. É o meu currículo, é o meu cartão de visitas para empresas, é o meu passaporte para parcerias. Você já tem uma apresentação? Crie algo que a empresa vai ver e pensar “nossa, precisamos dela”.
As blogueiras maiores não usam a apresentação pelo motivo óbvio de: as empresas já sabe quem são elas!

mídia kit
Depois disso, com a resposta da empresa, eu envio o mídia kit com valores e formas de parcerias.
Essa é a parte que complementa a apresentação. Já me apresentei, eles já sabem quem sou eu, eles já viram o blog, eles estão interessados, então complemento com as formas que faço parcerias.
No mídia kit eu repito as informações de estatísticas, porém mais detalhadas, completas e com imagens do google analytics (ferramenta mais segura para as visualizações do blog) para comprovação. Essa parte é importante para a empresa saber o alcance que ela vai ter anunciando com você.
Abaixo coloco os valores e as opções para parcerias. (se quiserem, faço um post depois só dessa parte de valores).  E depois referencias de marcas que já anunciaram no blog.
É exatamente como se eu tivesse fazendo um currículo para pedir emprego, só que no caso é um mídia kit para pedir parcerias.

mídia kit Olha só essas inspirações de mídias kits, mas olheeeeee mesmoooo, analise tudo, leia tudo, repare tudo, se inspire mesmoooo:

Blog da Maanuh
Não me mande flores
Beca Brait 
Jéssica Belcost 
Contraditorium
Beleza Blog 

Eles são diferentes, mas contém as informações principais. E é isso que tem que ser feito… encontrar a sua maneira de expor o que o seu blog é! O meu mídia kit é em png, totalmente feito em imagem no tamanho para email. Eu poderia ter feito em pdf? Sim! Mas no meu caso achei mais fácil e viável no momento fazer em png!
Já vi mídia kit em vídeo, em documento word, tabela excel… encontre o que é melhor para você e faça um mídia kit surpreendente!

mídia kit Separei alguns que estão disponíveis para downloads grátis,
que podem ser utilizados para a sua criação:

Mídia kit em imagens jpg, criado pela Laís Adrielly 
Mídia kit em pdf, criado pelo blogs de moda 
Mídia kit em slide, criado pela Laíza Cabral 

e mais esse, esse e esse que são por pagamento social (compartilhamento).
E  a Loma Sernaiotto (se você não conhece, não sabe o que é amor), está dando um curso de mídia kit, clique aqui para mais informações.

 

Agora não tem mais desculpa, faz logo seu mídia kit!
Ahhhh, e se você tem uma coleguinha de profissão que vive comentando pedindo produtinhos no instagram das marcas, compartilha esse post com ela! hahaha
E não se esquece de me seguir nas redes sociaaaais:

alguma coisa nova

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Tamara Cristina 14 de julho de 2016 at 11:31 AM

    lindo blog amei

  • %d blogueiros gostam disto: